- História
- Missão, Visão e Valores
- Organograma
- Órgãos Sociais
- Documentos Institucionais
Instituição
A ADIL é uma instituição particular de solidariedade social e cultural, desportiva, humanitária, sem fins lucrativos. Foi fundada em 12 de Julho de 1990 pelos senhores Albano Jesus Amaral, Francisco Ramos e José Meireles Fraga. Apesar de não ter sido membro fundador, foi também um grande obreiro e impulsionador desta Grande Obra o Sr. Padre Rui Manuel Pinheiro, tendo em 1997 sido Presidente da Direção da Instituição, estando ainda hoje ligado à Instituição, celebrando a Eucaristia mensal e apoiando em todos os pedidos que vão sendo solicitados pelos utentes desta Instituição.
Tem a sua sede na Rua Albano Jesus Amaral, n.º 1, 4580 -797 Lordelo, PRD.
A ADIL surgiu como o objetivo de suprimir uma necessidade manifestada pela população e com o apoio e mobilização de toda a comunidade, que mensalmente contribuía com uma quantia significativa, adquiriu-se um terreno onde construiu um Centro Comunitário.
Salienta-se que este Centro se constitui como pioneiro na Área da 3ª Idade, ou seja, foi a primeira instituição na freguesia que deu resposta aos atuais problemas dos idosos, nomeadamente isolamento, solidão e falta de ocupação diária. Iniciou a sua atividade em agosto de 2001.
Inicialmente dispunha de duas valências direcionadas à terceira Idade: o Centro de Dia com capacidade para 25 utentes e o Serviço de Apoio Domiciliário para 30 utentes. Em relação à infância existia a valência de Atividades de Tempos Livres, que encerrou em 2010.
Estas três valências, duas direcionadas à terceira idade e uma à infância, permite um contacto permanente entre o idoso e a criança, proporcionando uma aproximação entre as gerações, emergindo o desenvolvimento da solidariedade.
Assim com a determinação de Albano Jesus Amaral a quem lhe segue o nome da Estrutura Residencial, surge o tão desejado e sonhado Lar de 3ª Idade, atualmente designado de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas - ERPI, que entrou em funcionamento em janeiro de 2006, contando com 44 utentes internos. Se não fosse a força e a capacidade de persuasão deste grande Homem não teríamos este Centro Comunitário que tem cumprido com a sua função social, executando o seu trabalho com um Propósito: melhoria da qualidade de vida de quem nos procura e esperando lutar contra os desajustes e dificuldade das pessoas apoiadas pela Associação…
Em junho de 2005 a ADIL assinou com CDSS Porto um protocolo de cooperação, para acompanhamento de beneficiários do Rendimento Mínimo Garantido, hoje chamado de Rendimento Social de Inserção (RSI).
Em março de 2009, foi assinado o primeiro protocolo - CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social. Após o termino desta 1º vaga em março de 2012 em julho de 2013, assinou novo protocolo com o CDSS Porto para o CLDS+, que terminou em junho de 2015. Ainda em novembro 2015, assinou novo protocolo para 3º vaga do projeto com a designação de CLDS 3G, que terminou em outubro de 2018. Foi feita nova candidatura ao CLDS 4G, que iniciou em setembro de 2020.
Em janeiro de 2012, depois de vários esforços, a ADIL conseguiu abrir a Creche Regaço Encantado, que tem atualmente capacidade para 37 crianças.
De outubro de 2015 a Abril de 2019, funcionou na ADIL um Gabinete de Inserção Profissional (GIP), fruto de uma parceria com o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Também em 2015, a ADIL de forma a cumprir o seu objetivo primeiro – desenvolvimento Integral de Lordelo, começou a confecionar as refeições para os dois centros escolares da cidade. Assim, além de contratar cerca de 30 colaboradoras para apoiar nas refeições, permite às crianças uma refeição equilibrada, feita na sede da ADIL, garantido um melhor serviço à comunidade escolar.
Em agosto de 2016, celebrou-se o protocolo designado de RLIS/SAAS – Rede Local de Intervenção Social/ Serviço Atendimento e Acompanhamento Social, que encerrou em Agosto de 2019.
Em Fevereiro de 2019, após uma candidatura ao BPI Solidário, inauguramos a Casa de Acolhimento de Emergência - CAE, que dá resposta a situações de desalojamento pelo periodo de 72h, que poderá ser prorrogável após a analise caso a caso.
Dada a ausência de respsta a nivel social, com o encerramento da RLIS, assinou-se em setembro de 2019 um acordo de coopreação atipsico com o CDSS Porto de Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social - SAAS.
Missão:
A missão da ADIL é receber, apoiar e garantir os direitos e necessidades das crianças, jovens, pessoas idosas e comunidade envolvente de forma integral e personalizada.
Visão:
Ser uma instituição global, plural e coesa, reconhecida como referência em termos da qualidade da sua intervenção junto da comunidade, dos clientes e colaboradores, assumindo-se como referencial ao nível da qualificação dos serviços prestados.
Ser uma instituição fortemente implicada com os agentes sociais, económicos e culturais e reconhecida como parceiro fundamental para o desenvolvimento regional.
Ser uma instituição de referência ao nível da inclusão e inovadora no campo da participação dos seus públicos alvo, internos ou externos, e vista por eles como prestando um serviço adequado, inclusivo e de qualidade.
Valores:
Solidariedade – acolher com carácter solidário todos os que recorrem aos nossos serviços, respondendo às suas necessidades e especificidades.
Respeito/ Ética – respeitar a condição e as características de todos os que apoiamos e daqueles que connosco colaboram.
Confiança – criar um ambiente de confiança mútua, entre a ADIL e os que nos apoiam, inspirando-nos na generosidade, partilha e respeito pelas especificidades de cada um.
Direção:
Presidente: Hélder Fernando Monteiro De Oliveira
Vice-Presidente: Francisco Moreira Teixeira Do Couto
Secretário: Maria José Dias Gonçalves Barros
Tesoureiro: Carlos Barbosa Carneiro
Vogal: Fernando Manuel da Silva Alves
Suplentes:
António Fernando Moreira Seabra
António Fernando Moreira Da Silva
Joaquim Ferreira Leal
Conselho Fiscal:
Presidente: Jorge Manuel Ferreira Oliveira
1º Secretário: Carlos Aurélio da Costa Fernandes
2º Secretário: José da Costa Campos
Suplentes:
Cármen da Silva Oliveira
José Maria Ferreira Vilares
Assembleia Geral:
Presidente: Rui José Fernandes Da Silva
1º Secretário: Joana Maria de Almeida Silva Vilas Boas Oliveira
2º Secretário: Angélica Patrícia Silva Gonçalves